quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estalar meu pescoço ou minha coluna é bom???

   Estalar o pescoço é um hábito crônico de muitas pessoas. A rigidez da coluna resultante da má postura de trabalho dá à pessoa a vontade de estalar o pescoço, o que resulta em alguns minutos de alívio e depois, pouco a pouco, a dor volta a incomodar.
   Na realidade, seu corpo está pedindo um ajuste. O corpo sabe quando a rigidez ou a disfunção articular começa a comprometer o movimento ou  a função normal, causando contratura muscular e compressão sobre os nervos. Infelizmente, não sabemos como interpretar esse pedido do corpo e estalamos a articulação.
   Estalo é o nome comum de um fenômeno chamado cavitação. Ao redor de cada articulação da coluna vertebral, existe uma cápsula, com um vácuo em seu interior - isso mantém a estabilidade da articulação e promove o contato entre as duas superfícies e isso resulta em barulho, o estalo. Isso pode ser imitado quando colocamos as duas palmas das mãos juntas e separamos de repetem fazendo um ruído. É semelhante ao que acontece na articulação.
   Quando uma articulação trava, existe uma necessidade de soltá-la. O corpo ajusta-se várias vezes por dia mesmo sem termos consciência disso. Problemas acontecem quando o fator que trava a articulação continua e a articulação não consegue mais exercer sua função normal (isso se chama subluxação).
   Como a coluna vertebral é composta de várias vértebras com articulações entre elas, é extremamente difícil localizar a articulação que está travada e fazer um movimento suficientemente preciso para soltá-la. Então, as articulações do lado também estalam quando a pessoa tenta estalar-se, pois não consegue ser precisa na (auto) manobra.
   Quando isso acontece numa articulação que não precisava, ela acaba ficando hipermóvel, ou seja, com mais movimento que deveria, enquanto a articulação que precisa soltar-se permanece travada. Os músculos em volta contraem para dar o apoio e a estabilidade que começa a diminuir graças aos estalos. Concluimos que estalar uma articulação desnecessária acaba causando instabilidade na região, hipermobilidade nas articulações adjacentes e mais rigidez na articulação que realmente precisa ser solta.
   Quantos dos que estalam o pescoço sofrem de dores de cabeça crônica ou até insônia, zumbido ou vertigem?
   Por favor, pare de estalar a coluna ou pescoço, apesar de lhe dar alívio por um curto tempo, está prejudicando sua saúde muito mais do que você imagina. Procure um bom quiropraxista para ajustar sua subluxação, pois, apesar do fato de o quiropraxista estudar cinco anos para aprender como fazer o ajuste, ele não consegue tampouco "autoajustar-se".

36 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. muito bom! antigamente eu conseguia estralar quase todas as juntas do corpo, mas parei com essa mania.Ultimamente estou estralando muito o pescoço, umas 3 vezes por dia e tbm as costa. Lendo advertencia ai vou fazer um esforço daqui em diante para parar com essa mania. obrigado!

    ResponderExcluir
  3. tenho duas hernias de disco na cervical, faco acupuntura, fisioterapia, alongamento, nataçao adaptada, mas tem dia que a dor ta bem chata, estalo o pescoco e a melhora é instantanea. falei com o meu ortopedista e com a fisioterapeuta e eles responderam que nao tem problema estalar. No meu caso nao tem prejudicado e tem me ajudado, mas cada caso um caso.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Eu nw sabia q poderia prejudicar a saúde mas, gosto tanto de estalar meu pescoço, sinto um alivio tao grande qdo faço mas vou tentar parar pq dias atras eu soube de uma amiga minha q esta com problema na musculatura, tendão, nw sei exatamente mas eh o nervo q sustenta um lado do pescoço q nw esta mais com as suas funções normais e ela nw pode forcar a cabeca para tbm nw perder os movimentos do outro lado do pescoço, devera perder nw tem como sustentar a cabeca, e por causa disso ela vai ficar muitos meses acamada.. Tdocomecou com um katakori ... E eu assustada pensei no caso de estalar o pescoço tbm teria algo a haver ...

    ResponderExcluir
  5. Ops! Errei nesse " devera"... Quis dizer " se ela perder"...

    ResponderExcluir
  6. Obg pelo texto,foi de alto ajuda...Estou cursando massoterapia e me serviu muito , pois foi objetivo.Bjos sucesso!

    ResponderExcluir
  7. meu pescooço sente varias dores e quando estalo fica melhor mas como vc disse para parar vou ver no que que da

    ResponderExcluir
  8. sinto muitas dores de cabeça, na maioria das vezes e do lado esquerdo, que encomoda desde atraz dos olhos desce por traz da orelha e termina na nuca, tem vezes q dura dias e quaze me deixa louca. Oq pode ser, tem alguama coiza que eu possa fazer pra aliviar, ou oq eu devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um quiropraxista que ele saberá co procedimento correto a fazer e te indicará quais as melhores atitudes... Um acupunturista também pode ajudar bastante no teu caso.. Att

      Excluir
    2. Eu sentia cansaço desconforto no pescoço rigisez. Dores. Fiz um raiox do pescoço. Deu artrite como inicio. Agora estou com essa mania de estalar

      Excluir
    3. Pode ser enxaqueca procure um neurologista

      Excluir
  9. To precisando! Todo dia estralo meu pescoço.
    Tudo começou quando fiz academia.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia eu n aguento mais eu houvir estalos 24 HORAS quando eu viro meu pescoco ou viro meu corpo sem mecher a cabeca fica estalando toda hora...o que eu devo fazer mr ajude

    ResponderExcluir
  11. bom ja eu consigo estralar quase tudo tipo, o pescoço o dedo polegar apretando o osso (escafoide) a coluna em um todo, tornozelo osso da mandibula e agora ha uns 5 meses descobri e nao fico sem um dia se quer estralar o osso do quadril cabeça do fêmur ou acetábulo sei que devo para mas e involuntário,qndo percebo ja fiz! ,

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O texto foi muito útil para mim. Estalo, já faz bastante tempo, os dedos das mãos e dos pés, coluna, pescoço... e ultimamente minha cabeça tem doído. Tô tentando parar, mas é involuntário, no entanto, vou me policiar mais. Valeu pelas informações.

    ResponderExcluir
  14. Eu sinto dores muito fortes na região do pescoço, eu estralava muito, mas agora não consigo nem mais mexer... estou com medo de ser algo grave...está afetando muito minha vida social e pessoal,.

    ResponderExcluir
  15. Só estou alertando o pessoal, GENTE EU TIVE CONVULSÃO numa dessas estaladas, então parem, porque é muito grave!!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Estalar as juntas pode não a ajudar o crescimento ?

    ResponderExcluir
  18. Ola pessoal. Alguem aqui sente desconforto tipo fadiga. Eu tambem estalo o Meu pescoço Mas é porq eu sinto muito desconforto na regiao da nuca com pescoço. Costa , sinto uma leve dor as vezes de manha. Ja tem uns 6 meses que eu sinto esse desconforto que me irrita. Nao consigo dormir direito. Se eu nao tomar remedio para dormir. Ja fiz exam de coraçao. Raio x do torax. Ultrason da tireoide. Exame de sangue completo. Todos normais. Nao Sei o que é Isso. 41 Anos. Talvez a idade 😄😄😄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa procurar um quiropraxista que é a pessoa habilitada para tratar essas suas dores, pelo que comentaste é teu corpo pedindo um ajuste, porém quando tu mesma te estala, não é nada específico, e por não ser específico pode causar hipermobilidade e desgaste das tuas articulações, procure um profissional habilitado e vai ver como vai se livrar dessas dores.

      Excluir
  19. Tenho costume de as vezes estalar a coluna. Se fico a mais no trabalho, começa cansar. Aí me "obrigo" a estalar. Mas faço um movimento de alongamento que aprendi na época que eu jogava futebol. Consta basicamente em virar o tórax/braços pra um lado e com o joelho erguido, jogar pro lado oposto. Nao sei se dá pra entender, mas é como faço kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente da maneira que tu estala, não é legal, pode estar mexendo alguma coisa que não havia necessidade de ser mexida, causando assim um desgaste desnecessário na tua articulação, e no futuro isso pode vir a causar um desgaste que só vai te trazer problemas.... procure sempre um profissional, estalo apenas com quiropraxista que vai mexer no ponto certo e que realmente precisa ser mexido.

      Excluir
  20. Como muitos falaram a anos que estralo o pescoço ja passando pro rosto por mi ajudem n consigo mas ter paz a dor e insuportável n consigo parar de estrelar quando percebo ja foi ta acabando com a minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N so o pescoço mas maos dedos e todo o resto pot favor mi ajudem

      Excluir
    2. Amigo tente começar a praticas yoga e meditação, isso irá te auxiliar a ter um melhor controle sobre sua mente e seu corpo.

      Excluir
    3. Ou,ao invés da recomendação do anônimo fazer um tratamento de ansiedade

      Excluir
  21. Estalo praticamente todas as articulações do meu corpo, ate as mais improváveis, admito que é uma mania... quase um vício, pois dá um alívio muito grande, uma sensação de prazer. Estalo desde as pontinhas dos pés, ate o tornozelo, joelhos então, estalo pelo menos de umas 5 formas diferentes, quadril, coluna (tem uma vértebra "solta" que a qualquer momento é só eu me curvar que ela estala, uma só), ombros, cotovelo estala a todo momento, pulso, mãos, fêmur também. Será que eu sofro com alguma doença? Há cura para esse tipo de problema? As vezes eu fico bem preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare hoje mesmo, essa é a cura, quanto mais vocês se auto estalar, mais desgaste vai causar, porque isso não é específico, deve estar mexendo em articulações que nem precisavam ser mexidas, causando assim uma hipermobilidade e um futuro desgaste nelas.

      Excluir
    2. Eu fui num terapêutico porque tenho dores na coluna tenho bucite e tendinite ele estragou meu corpo inteiro nunca tinha feito isso na hora aliviou todas minhas dores mais no dia seguinte voltou todas dores enjuadad ele estragou meu pescoço que tá doendo nas laterais que tá pegando o olho e até a cabeça não sei oque fazer

      Excluir
    3. Eu me chamo Marluce eu fui num terapêutico porque tenho dor na coluna bico de papagaio bucite e tendinite ele estralou meu corpo inteiro na hora somou todas minhas dores no dia seguinte amanhã vi com as dores enjuadas de novo ele estralou meu pescoço que agora estou com dor no nervo do pescoço que for o olho e a cabeça do lado direito nossa nunca mais falei isso foi a primeira é e última vez

      Excluir
  22. me chamo Vânia e gostaria de tirar uma duvida muito importante, vai fazer 3 anos que sofro com um desconforto que nenhum medico até hj soube explicar ou solucionar. A dois anos sinto desconforto no pescoço, perto da parte de trás do crânio, um desconforto imenso que as vezes chega dói e acabo tendo uma necessidade enorme de ter q estalar pra aliviar, mas só se passa 5 segundos ou um min de Alívio e a dor e o desconforto volta de novo e assim ficou esses anos todo, eu tendo q estalar o pescoço pra lá e pra CA pra poder me livrar do encomodo, sinto como se fosse uma tensão muito enorme, e minha cabeça começa a doer quando o mantenho sem estalar, já fui em médicos e nenhum soube explicar ou solucionar meu problema , n aguento mais isso PF me ajude , ao menos me explique oq pode ser, serei muito grata, aguardo ansiosamente sua resposta. Pois sou MT nova pra sofrer com algo tão estranho.

    ResponderExcluir
  23. Estalei minha coluna lombar desde os 17 anos e estou com 36 e sinto q danifiquei a coluna esta cada dia mais travada as costas

    ResponderExcluir
  24. Eu Estou Com Uma Mania de Tá estralando Oh Pescoço Que agora Dói Tudooo Cabeça Pesa Vcs Achar Que eo Quer ?

    ResponderExcluir