quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como devemos sentar

Existem três princípios básicos que devemos ter em mente quando pensamos sobre sentar:

1. O homem não foi “projetado” para ficar parado muito tempo.
Não importa que tenhamos a postura mais correta do mundo, se permanecermos mais de 20-40 minutos nesta postura, vamos começar a sentir desconforto. Portanto, procure variar a sua postura periodicamente.

2. A postura correta deve ser obtida com pouco esforço muscular.
Mesmo quando a postura aparenta estar boa, se tivermos que contrair os músculos para mantê-la, ela não é adequada. Se você tem uma postura tensa sem perceber, em breve os músculos vão estar doloridos, e problemas como dores de cabeça ou dores nos ombros vão começar a ocorrer.

3. Devemos manter a lordose lombar
Quando ficamos de pé, notamos que há uma concavidade na parte baixa da coluna (a região lombar). Esta concavidade, chamada lordose lombar, é normal e saudável, e diminui a carga de peso sobre as vértebras e a cintura. Quando sentamos, entretanto, a lordose lombar diminui ou mesmo se inverte. Esta postura pode parecer confortável no início, mas coloca uma grande tensão sobre as costas. Ao sentarmos, devemos nos preocupar em manter a lordose, mas com um bom apoio, para não aumentar a tensão dos músculos.

Como sentar-se para trabalhar com o computador:

• Os pés e as pernas
A altura da cadeira deve ser regulada para que a sola dos pés possa estar bem apoiada no chão. Os joelhos devem ficar em um nível um pouco mais baixo do que a bacia. Não há problema em mudar a posição das pernas com freqüência, cruzando os joelhos, esticando as pernas, etc. Colocar um pequeno tablado elevado para apoiar os pés não é uma boa solução, pois os pés devem ter liberdade de movimento.

• A cintura
O ideal é sentar bem atrás da cadeira, com as nádegas tocando no encosto, ou no vão do encosto. Esta posição permite o máximo apoio das costas no encosto da cadeira.

• O tronco
O tronco deve estar ereto, com as costas bem apoiadas no encosto. Certifique-se de que você está conseguindo manter uma ligeira lordose lombar. As omoplatas devem estar acima do nível do encosto da cadeira, liberando o movimento dos braços.

• Os braços e as mãos
Os braços devem estar em posição de repouso, com os cotovelos ao longo do corpo. Esta postura permite que os ombros e o pescoço fiquem relaxados. Nesta posição, os cotovelos ficam fletidos em 90 graus e as mãos repousam naturalmente sobre o teclado. O ideal é não apoiar os punhos sobre a superfície da mesa, deixando as mãos livres para digitar.

• O pescoço e a cabeça
O ponto médio do monitor deve ficar um pouco abaixo da altura dos olhos. Assim, com a cabeça ereta, você estará ajudando a relaxar o pescoço e os ombros.

Agora que você já sabe como montar a disposição de seu computador e como sentar-se com uma boa postura, não se esqueça: levante-se, boceje, e dê uma longa espreguiçada!

2 comentários:

  1. Bom Artigo Drª Josiele.
    Poderia republicar em meu blog?
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta -
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.

    http://quiropraxiaclinica.wordpress.com/

    ResponderExcluir